Qualificações e Defesas

PRÉ-DEFESA

A Qualificação do projeto é etapa obrigatória para a solicitação de defesa de Dissertação/Tese. Tanto qualificação quanto defesa devem ser solicitadas ao Colegiado através de procedimentos específicos. Veja aqui.

O trabalho deverá ser formatado seguindo o Roteiro para Teses e Dissertações da Rede Sirius – rede de bibliotecas da UERJ;

OBS.: O roteiro acima está desatualizado. Segui-lo somente par a estrutura do trabalho. Para o resumo, seguir a ABNT 6028 – Resumos (18/05/2021); Referências bibliográficas (14/11/2018) e Citações em documentos (19/07/2023). Em breve as informações serão atualizadas aqui e no site da biblioteca na Rede Sirius.

Os alunos que ingressaram no programa a partir de 05 de setembro de 2017 (2017/2), de acordo com a Norma Interna nº 3, deverão ter tempo mínimo entre qualificação e defesa de dissertações e teses, respectivamente, de 6 (seis) meses e 1 (um) ano.

A defesa só será agendada após o cumprimento de todos os créditos mínimos necessários para integralização do curso.

Após realização da qualificação ou defesa, a Ata deve ser encaminhada à secretaria do Programa pelo orientador, para registros (qualificação) e procedimentos de requisição de diploma do aluno (defesa).

Formulários:

 

Outras informações:

  • a Ata deverá ser retirada na secretaria do programa pelo orientador;
  • o aluno deverá trazer o trabalho em pen drive para apresentação. Não será permito o uso de notebook para projeção, pois por orientação da Direção do Instituto, o uso é exclusivo do computador fixo na sala;
  • o envio dos convites, do trabalho do aluno e das declarações de participação aos membros da banca será feito, por email, pela coordenação do programa.

 

PÓS-DEFESA

Após a defesa, o aluno deverá cumprir as exigências de adequação do trabalho dentro do prazo estipulado pela Banca Examinadora.

De posse da versão final da dissertação/tese, deverá entrar em contato com a Biblioteca do 11º andar da UERJ e agendar atendimento para verificação da formatação final do trabalho, emissão da Ficha Catalográfica e entrega do trabalho de acordo com as orientações prestadas.

A versão final do trabalho deverá ser encaminhada ao programa, por email, em até 90 dias corridos a contar da data de defesa. O não cumprimento do prazo estabelecido implicará no cancelamento da matrícula e perda do título conferido.

Será necessário o preenchimento e envio de três formulários para a biblioteca, junto com a versão final de sua dissertação/tese e a ata de defesa. São eles: Formulário de Dados Cadastrais na Rede SiriusTermo de autorização para publicação eletrônica na BDTD da UERJ e Termo de encaminhamento de Dissertação/Tese.

Após realização dos procedimentos junto à biblioteca, os documentos necessários serão encaminhados, pela secretaria do programa, para verificação pela Sub-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa. Não havendo pendência, serão repassados ao Departamento de Administração Acadêmica (DAA), para início do processo de emissão do diploma que leva em média de 6 meses a 1 ano.

O processo deverá ser acompanhado pelo aluno, através do Protocolo On line (processos antes de 2020) ou pelo SEI.RJ (processos a partir de 2020).

Para ter acesso às dissertações e teses produzidas pelos alunos do PPGCEE, basta entrar em Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ ou baixar o aplicativo.