Autoavaliação e Planejamento Estratégico

Recentemente a CAPES instituiu entre os indicadores de avaliação a necessidade de cada programa planejar seus processos e procedimentos de autoavaliação, que deverá dar subsídios ao Plano de Desenvolvimento do PPGCEE, articulado com o Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade (UERJ). O propósito é que a autoavaliação ofereça dados para que o Programa possa apresentar ações estratégicas para atingir seus objetivos e respectivas metas, a serem cumpridas ao longo de cada quadriênio de avaliação.

Esse item será avaliado pela CAPES “considerando-se a adequação dos procedimentos adotados, que devem ser detalhadamente descritos pelo PPG. Entende-se que o processo deve envolver toda a coletividade do PPG (administração, docentes, discentes e outros). Espera-se que essa autoavaliação resulte na posição do PPG em relação a seus pontos fortes e fracos, bem como na nota esperada com justificativa para tal”.

Diante dessa nova demanda, a comissão de autoavaliação do PPGCEE apresentou ao colegiado um projeto de implantação dessa avaliação, que foi pautado em sugestões norteadoras feitas pela própria CAPES, ficando o mesmo aprovado.

No final de 2020 a autoavaliação foi colocada em prática pela primeira vez e seu resultado encontra-se abaixo, juntamente com o planejamento estratégico que foi gerado a partir desses resultados, do Plano de Desenvolvimento Institucional da UERJ – PDI 2014, dos dados anuais de produção inseridos na Plataforma Sucupira e da Avaliação de Meio Termo da CAPES.

Projeto de implantação da Autoavaliação do PPGCEE

Resultado da autoavaliação 2020_Site

Planejamento estratégico 2021_2024

elektronik komponent